Artist Forum banner

Começando com a Pintura a Óleo: Dicas, Ferramentas e Técnicas

1.2K views 8 replies 5 participants last post by  CapeCodder  
#1 ·
Olá, caros artistas,

Sou novo na pintura a óleo e adoraria receber alguns conselhos de pintores mais experientes. Sempre trabalhei com acrílicos, mas estou fascinado pela profundidade e riqueza que as tintas a óleo podem alcançar.

Aqui estão algumas perguntas que tenho:

• Quais materiais essenciais preciso para começar a pintar a óleo (pincéis, médios, telas)?
  • Como você lida com os tempos de secagem e a aplicação de camadas sem fazer uma bagunça?
  • Existem técnicas ou exercícios para iniciantes que você recomendaria?
  • Quais são suas marcas favoritas de tintas a óleo e por quê?
  • Como você limpa pincéis com segurança e descarta solventes?

Eu realmente apreciaria quaisquer dicas, tutoriais ou experiências pessoais que você possa compartilhar. Sinta-se à vontade para postar fotos de seu trabalho - adoraria ver exemplos de diferentes estilos e abordagens da pintura a óleo.

Muito obrigado por sua ajuda e inspiração!

#2 ·
Para pincéis, cerdas são as mais adequadas para óleos. Há muitos tutoriais na web, há um cara que eu costumava assistir, não consigo me lembrar do nome dele, mas o sobrenome dele acho que é Jenkins (não sei se essa é a grafia correta), suas pinturas de flores são lindas. E claro que há Bob Ross, não sou fã de suas pinturas, mas suas técnicas são úteis.

#4 ·
Pintei um fundo preto há 9 dias e ainda está molhado. Usei tinta a óleo miscível em água e um pouco de óleo de noz como meio. Ele ainda deveria estar molhado ao toque? Estou me perguntando se devo colocar um pouco de diluente em um pano e limpar. Em seguida, começar de novo usando um meio de linhaça de secagem rápida projetado para tintas miscíveis em água. Um amigo artista meu disse que tudo bem usar o óleo de noz.

#8 ·
Fiz meu próprio acabamento no meu estúdio de marcenaria e estava pensando em manter um registro sobre pintura a óleo e acrílica, semelhante ao processo que usamos.
Mantivemos um registro cada vez que pulverizamos da umidade, temperatura interna e externa, viscosidade, espessura do filme úmido, luz solar, seco ao toque, totalmente seco e hora do dia.
O registro foi de grande ajuda para refinar nosso processo de acabamento.
Eu acho que o copo de viscosidade e o medidor de filme são uma ponte muito longa. Mas se você for envernizar toda a pintura quando terminar, pode ser útil.
Aqui está um copo de viscosidade e espessura de filme úmido e pente. Eu não acho que o copo de viscosidade ajudará porque a espessura da maioria das tintas de artistas é muito espessa para fluir através do orifício na parte inferior do copo e a quantidade de tinta necessária é de cerca de 4 oz. Você contaria o segundo que leva para drenar o copo para um líquido para o número de viscosidade em segundos.
Quanto ao pente de espessura de filme úmido, você só poderia ter uma ideia geral da espessura da tinta em sua pintura, mas seria bom mantê-lo como uma nota da espessura geral.

Image

Image

Uma ideia, talvez não uma boa ideia, mas uma ideia, no entanto.