Artist Forum banner

Começando com a Pintura a Óleo: Dicas, Ferramentas e Técnicas

1.2K views 8 replies 5 participants last post by  CapeCodder  
#1 ·
Olá, caros artistas,

Sou novo na pintura a óleo e adoraria receber alguns conselhos de pintores mais experientes. Sempre trabalhei com acrílicos, mas estou fascinado pela profundidade e riqueza que as tintas a óleo podem alcançar.

Aqui estão algumas perguntas que tenho:

• Quais materiais essenciais preciso para começar a pintar a óleo (pincéis, médios, telas)?
  • Como você lida com os tempos de secagem e a aplicação de camadas sem fazer uma bagunça?
  • Existem técnicas ou exercícios para iniciantes que você recomendaria?
  • Quais são suas marcas favoritas de tintas a óleo e por quê?
  • Como você limpa pincéis com segurança e descarta solventes?

Eu realmente apreciaria quaisquer dicas, tutoriais ou experiências pessoais que você possa compartilhar. Sinta-se à vontade para postar fotos de seu trabalho - adoraria ver exemplos de diferentes estilos e abordagens da pintura a óleo.

Muito obrigado por sua ajuda e inspiração!

#2 ·
Para pincéis, cerdas são as mais adequadas para óleos. Há muitos tutoriais na web, há um cara que eu costumava assistir, não consigo me lembrar do nome dele, mas o sobrenome dele acho que é Jenkins (não sei se essa é a grafia correta), suas pinturas de flores são lindas. E claro que há Bob Ross, não sou fã de suas pinturas, mas suas técnicas são úteis.

#4 ·
Pintei um fundo preto há 9 dias e ainda está molhado. Usei tinta a óleo miscível em água e um pouco de óleo de noz como meio. Ele ainda deveria estar molhado ao toque? Estou me perguntando se devo colocar um pouco de diluente em um pano e limpar. Em seguida, começar de novo usando um meio de linhaça de secagem rápida projetado para tintas miscíveis em água. Um amigo artista meu disse que tudo bem usar o óleo de noz.

#8 ·